7 de dez de 2015

Como iniciar carreira na Fotografia #part2

Continuando aqui a segunda parte da série: Como iniciar a carreira na Fotografia. E hoje vou falar um pouquinho de quando decidir começar a realmente ganhar um retorno com as fotos, quanto se deve cobrar e a importância de não desistir. 
Primeiramente vale lembrar que fotografia não é nada fácil e que é uma profissão em que cada vez mais devemos ter criatividade e buscar bastante ideias e novidades para inovar no mercado. 

Quando decidir a hora que se deve cobrar pelos primeiros trabalhos? 
Sempre acho importante começar a cobrar quando não existir mais insegurança na hora de tirar as fotos. Errar ? Todo mundo está propício a errar, mas entendam que na fotografia a somatória de um bom resultado é o conhecimento e a dedicação. A melhor hora para se começar a cobrar, é quando você achar que já está pronto para poder lidar com orçamentos para clientes, que já adquiriu o máximo que estudou e que  já não aguenta mais fazer fotos de graça porque se senti pronto para já ganhar um retorno financeiro.

Quanto vale o serviço de um iniciante?
O preço de um fotógrafo iniciante independente em qual área ele for trabalhar jamais pode ser acima da média do mercado e também nem muito abaixo. Entenda que para um fotógrafo chegar a cobrar um valor alto ele precisou passar por várias coisas, vários anos de carreira e muitas experiências. E que cobrando um valor muito, mas muito baixo você automaticamente estará "sujando" o mercado e barateando o mundo da fotografia. 
Sempre acho de extrema importância colocar na ponta do lápis todas as coisas para se obter um bom preço acessível a todos: calculando o desgaste do equipamento, quantas horas será o seu serviço, quanto tempo leva para tratar as fotos, os materiais gastos, dinheiro da condução ou gasolina para se locomover da sua casa até o local do serviço, investimentos e muito mais...

Conseguindo clientes
Conseguir clientes e fazer o seu "nome" não vai ser fácil, por isso é sempre importante fazer tudo corretinho; tratar os clientes bem, tirar todas as dúvidas, criar um contrato que descreva todos o seus serviços para que ambos não fiquem prejudicados, estipule os horários contratados, o número de fotos e algumas regras a mais que queira deixar claro para o contratante.
Investir em marketing ajuda muito também, é através de uma logomarca que uma empresa é facilmente reconhecida. Seu resultado também vai influenciar muito na indicação das pessoas que já fizeram serviços com você, então por isso é sempre importante se dedicar a todas as coisas que você for fazer, desde a reunião com o cliente até o tratamento das fotos. 


Não se esqueça, sempre se atualize das novidades do mercado, busque dicas, experiências e troque ideias com outros profissionais da fotografia. O resultado de um bom trabalho e sucesso profissional é a dedicação, conhecimento e o amor que você tem. Não desanime! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário