20 de out de 2015

Um nervoso chamado ENEM !

O ENEM já acontece nesse fim de semana e muitos já começam a ficar super nervosos e com medo do que possa cair. Para os que nunca fizeram o Enem antes, esse nervoso, ansiedade e medo aumentam ainda mais, isso porque são dois dias inteiros fazendo a prova e lidando com questões que na maioria das vezes a gente não aprende no ensino médio.

Para alguns o Enem serve como apenas uma experiência, para outros ele é uma porta de entrada bem grande para uma universidade federal e vários programas de financiamentos e bolsas parciais e integrais, além de chances de intercâmbios no exterior, propriamente dito, é um sonho que a maioria tem de ingressar numa universidade e estudar sobre uma profissão.

Já ouvi de muita gente que o Enem é bobagem, mas acreditem, quem se esforça se destaca e ganha várias chances. Quando fiz particularmente achei uma experiência e tanto,  você mesmo desafiando seus conhecimentos e lutando pra um único objetivo. As chances pra mim quase fizeram dar errado, mas como bolsista integral sou meramente grata a um vestibular que abrange tantas chances, e isso pra mim é um sonho se tornando realidade, foi através dele que consegui ingressar numa universidade particular e cursar fotografia, estou amando a cada dia, é um progresso!



Então pra você que vai prestar o Enem, confira algumas dicas que eu acho que não deve faltar:

- Estudou ? Aproveite para revisar e não tente fazer isso nas últimas horas.
- Evite pensar nos problemas antes da prova, isso vai causar uma ansiedade e nervosismo (e sério, é horrível).
- Tente calcular quanto tempo você vai demorar para chegar no local de prova para não correr o risco de fecharem o portão na sua cara, aqui na minha cidade sai 1 hora mais cedo e mesmo assim peguei ônibus lotado.
- Vá bem alimentado (a) e leve algumas coisas para comer, como barrinha de cereais, água para hidratar e o que você achar melhor.
- Leia com atenção o enunciado, leia uma, duas ou três vezes e se não entendeu, não perca tempo e pule para outra questão. Cada segundo é precioso.
- Na redação procure sempre ter um assunto com a Tese os Argumentos e a Proposta de Intervenção.

Acredite e boa sorte !





Nenhum comentário:

Postar um comentário