27 de out de 2015

Como iniciar carreira na Fotografia #part1

Muita gente se engana quando o assunto é trabalhar com imagem, ou seja fotografia. No post de hoje vou dar algumas dicas pra quem quer iniciar a carreira como fotógrafo (a) e se dar bem no ramo, onde a cada dia o mercado cresce, porém infelizmente não é todos que conseguem se dar bem e conseguir um retorno. Como tenho bastante dicas vou separar os posts por partes para não ficar muita informação.

Primeiro de tudo é ter em mente que pra você poder tirar uma foto não precisa de:  estudos, passar horas entendendo as configurações da câmera, estudar sobre marketing para conquistar clientes, entre outras coisas, mas obviamente para você ser fotógrafo, trabalhar com fotografia, se sustentar da fotografia e viver de fotografia você precisa de muitos estudos, dedicação e claro, o essencial é amar o que faz. Não adianta você seguir uma carreira por causa dos lucros sendo que você não gosta, lucro não vai dar. 

No começo sempre é um pouco difícil e tudo que a gente precisa é de empurrãozinhos. Pra quem deseja iniciar, é sempre bom começar a estudar as configurações básicas de uma câmera, como por exemplo os modos da câmera, o que é um ISO, abertura de diafragma e obturador, creio que esse seja o passo inicial. Estudar bastante o básico da fotografia e coloca-los em prática. No início é sempre bem difícil comprar uma câmera logo de cara, mas não desanime, treine o seu olhar com a câmera do celular ou até mesmo uma câmera compacta (dessas da Sony, Samsung, etc), o olhar do fotógrafo é uma das coisas mais importantes na fotografia é a partir dele que vai sair os resultados das fotos, mas se você já tem uma câmera, parabéns, coloque tudo o que você estudou em prática e treine muito. Eu particularmente consigo aprender mais na prática do que na teoria. Tem bastante vídeo aulas no youtube que auxiliam muito. 

Treine seu olhar tirando fotos do que você achar interessante, escolha um conceito. Minha dica é que comecem a tirar fotos do seu bichinho de estimação, das plantinhas na casa da vó, pôr do sol e bacana também é chamar os amigos e primos pra servirem de modelo para você treinar ainda mais. Tenha em mente que aprender faz parte da evolução, então treine bastante, pesquise bastante e se você realmente gostar se dedique ao máximo.

No próximo post vou dar algumas dicas de como e quando já decidir a hora de cobrar pelos primeiros trabalhos, de quanto cobrar inicialmente, e de quanto vale as suas fotos.
Fiquem ligados e até o próximo post.