16 de jun de 2015

Sobre Pílula Anticoncepcional...

Hoje vim tratar de um assunto que nos dias atuais, infelizmente ainda é tabu .-. Vou falar um pouco sobre a pílula anticoncepcional e a importância dela (que não é só para evitar uma gravidez indesejada, como muita gente pensa que só pra isso que ela serve).

Aconteceu comigo...
Há alguns meses atrás marquei consulta na ginecologista para ver se estava tudo ok com o meu corpo, organismo, ciclo menstrual e tirar minhas dúvidas, enfim...Ela me pediu então alguns exames para concluir se estava tudo certinho. Até que no ultrassom pélvico indicou que eu estava com Cistos Policísticos nos ovários (chamado também de distúrbio SOP). Pois bem, não fiquei muito preocupada pois já sabia que se tratava de assuntos hormonais pois ultimamente minha menstruação está ficando desregulada e estão surgindo várias espinhas nas minhas costas e um pouco no rosto. Mas eu sabia que não era tão grave se tratasse direitinho disso. Sendo assim ela me passou uma pílula anticoncepcional Selene, indicado para o tratamento desses cistos e o desaparecimento de acne e pêlos (causados pelo mesmo) e claro, para evitar a possível gravidez indesejada. Como se trata de um distúrbio hormonal talvez eu não troque a pílula, só se surgir alguma outra alteração futuramente, pois essa pílula é indicada para quem tem esses cistos policísticos.

O Selene tem ciclo de 21 dias (pausa de 7) , e os três primeiros meses são os que tem mais riscos de se engravidar, pois o medicamento está em processo de "aceitação" no organismo. E por isso que é sempre importante não deixar de usar preservativo, que dai então, se caso a pílula falhar tem a camisinha. Agora se os dois der errado, considere-se muito, mais muito azar !

Por isso e por muitos outros casos é muito importante ir ao ginecologista para ver se está tudo certo. Jamais imaginava que ia dar alguma coisa nos exames, mas como fiquei "mocinha" precocemente e por causa do aparecimento de acne não duvidava, pois sempre senti muita cólica e meu ciclo ás vezes desregulava.
Pedir conselhos para as amigas e as primas não é correto, pois cada organismo reage diferente. O medicamento que pode fazer bem a ela, pode fazer mal para você. Além do que cada pílula tem hormônios diferentes específicos para cada tipo de organismo ou relacionado para tratamentos hormonais (como no meu caso), mas que todos visam a prevenir a gravidez.
Além da pílula existem outros métodos também...a camisinha é a mais populosa e a mais usada aqui no Brasil, além de prevenir uma gravidez indesejada, ela oferece também a segurança de não contrair doenças sexualmente transmissíveis ~~ como o HIV ~~ por exemplo.

Há muita polêmica envolvendo a pílula. Tem gente que acha que engorda e que se usado desde muito cedo faz mal, pois bem, isso é um assunto muito relativo. Tem gente que engorda, mas também tem gente que acha que não faz diferença no peso. Eu particularmente também não acho que a pílula possa dar alterações no peso ou outros fatores, como já citei, vai de cada organismo.

Finalizo aqui um pouco da resenha sobre a pílula que estou tomando e sobre a importância que é ir ao ginecologista, entendo que muitas garotas acham vergonhoso, mas é super importante! Em breve venho com mais assuntos tabus aqui no blog e conto pra vocês como está sendo a "solução" para o meu probleminha causado pelos hormônios.

E ah! não se esqueçam, vida sexual ativa tem que ter proteção.





Um comentário:

  1. Que eu saiba não tem essa de 3 meses de aceitação do corpo. Corrigindo, são 7 dias para o corpo se adaptar e não haver falhas com a pílula. Tomo o meu a 3 anos e nunca tive problemas, é só tomar no horario certinho e não esquecer, no começo da um medinho mas é super normal rsrs
    www.bemindelicada.com

    ResponderExcluir