10 de nov de 2014

Sobre o ENEM

Sei que este é um assunto muito comentado nas redes sociais e já tem gente cansado de sempre ver comentários ou notícias a respeito, porém vim comentar um pouco sobre como foi a experiência de fazer o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e abordar alguns comentários a respeito.

Pra quem não sabe, a partir do Enem, da pra conseguir uma vaga em universidade pública, ser beneficiado por uma bolsa nas universidades particulares, ingressar no ensino técnico e até retirar o certificado do ensino médio.

Estar preparado para enfrentar questões de ciências da natureza e humanas, além de português, matemática e uma redação para fechar é sim uma tarefa difícil até para quem passou o meses ou até dois anos estudando. As provas duram em média até 5 horas, entretanto são poucos minutos para responder cada questão e ainda passar tudo para o gabarito ou para a folha de redação. As regras dentro das salas são justas, proibição de celulares, relógios, entre outros aparelhos eletrônicos, meninas com os cabelos presos se possível e só caneta preta para fazer a prova. E os portões fecham exatamente as 13h em ponto, sem mais e sem menos, o que fez com que muita gente não conseguisse entrar.

Particularmente achei as questões bem elaboradas, porém o que me deixou bem chateada foi a presença de alternativas semelhantes para justamente trollar, e também a presença de alguns textos que "bugam" o nosso cérebro com metáforas e frases confusas. Com relação a redação, a proposta foi Publicidade infantil no Brasil, confesso que fiquei surpresa pois não esperava um tema desses, mas não achei difícil elaborar argumentos, conclusões e uma proposta de intervenção para esta questão, além do mais, um documentário da aula de educação física e um trabalho de filosofia me ajudaram muito, além de associar as questões sociais e o marketing infantil. 
A prova em si é muito cansativa, me deu dor de cabeça, muita dor no pescoço, fome e até mesmo tontura. Mexe muito com o psicológico, emocional e físico, isso porque o trânsito não colaborou aqui aonde eu moro e também em muitas regiões do Brasil, o que fez com que eu descesse em um ponto longe do meu local de provas e fosse correndo e chegasse a universidade faltando 12 minutos para o fechamento do portão, e dos dois dias de provas, o sábado foi o que me cansou mais, por eu ter acordado cedo, ir pra aula de ballet, corrido muito e ficado nervosa.
Mas uma coisa que ficou marcado, foi o momento em que eu subia as escadas até a minha sala, pensando em todos os meus objetivos, pensando no que vou cursar ano que vem, subindo as escadas da minha próxima "escola".
Realmente o Enem requer muito preparo, concentração e o mínimo de conhecimentos em tudo o que você aprendeu em toda a sua vida escolar, principalmente no ensino médio. É uma experiência cansativa, porém incrível, tem seus lados bons e ruins, além de ser desafiador na questão de testar seus conhecimentos e alcançar suas metas. Ano que vem tentar de novo, pois já deu pra ter uma noção de como que é, e está é a dica, por mais que não irá tentar a faculdade no ano seguinte, é legal que faça para ganhar experiência e ver como que é e tentar tirar uma base.






Nenhum comentário:

Postar um comentário