16 de out de 2014

Sobre fotografar casamentos...

Fotografar casamentos sempre foi um sonho pra mim, congelar momentos de muitas emoções e de quando a noiva joga o buquê são alguns momentos que torna o trabalho super gratificante. E hoje vou contar um pouquinho da minha experiência de como é fotografar casamentos, uma área que exige bastante criatividade, agilidade, conhecimento e um pouco mais, pois cada instante é sempre.

Apesar dessa área ser muito cansativa e que exige bastante conhecimento e agilidade na hora de fotografar, eu gosto bastante, pois é aonde eu tenho o desafio de fotografar momentos que serão guardados para sempre na vida do casal, e que também exige ser ágil quando o assunto é criatividade, pois diferente do ensaio fotográfico o casamento acontece aleatoriamente, ou seja não tem como prever o que vai ser fotografado. Quando algum casal fecha contrato comigo, procuro sempre alguns dias antes do casamento revisar algumas configurações e pesquisar inspirações nas fotografias de grandes fotógrafos de casamentos.

Não existe modo rápido de ficar "craque" em fotografia de casamento, pra isso tem que estudar, ver tutoriais na internet, saber o básico de como configurar uma câmera, ângulos e por ai vai, pra ver o resultado dos estudos é só praticando mesmo. E é ai que está o grande dúvida para quem gosta de fotografia mas nunca fotografou casamento: Aonde irei treinar fotografia de casamento se não consigo contrato ? Obviamente é bem difícil conseguir a confiança dos noivos para fotografar o casamento deles, ainda mais pra quem está começando agora e nunca fotografou um evento grande,  entretanto a resposta é simples, alguma tia ou primo vai casar ? Talvez seja uma oportunidade pra você ir treinando o olhar e sentir a experiência, ou se não, se tiver algum amigo fotógrafo que tenha disposição para te ensinar e dar algumas dicas, converse com ele para tentar te levar para ajuda-lo em algum wedding. E claro não esquecendo de respeitar e deixar o profissional contratado no casamento fazer a parte dele, afinal ele foi contratado e estará ganhando com isso, então sugiro que evite ficar do lado do fotógrafo contratado no dia, não entrar na frente, não sugerir poses aos noivos, apenas faça isso se conhecer o fotógrafo ou aproveitar um tempinho que o fotógrafo fotograva a decoração ou outras coisas.

Fotógrafo de casamento tem uma responsabilidade e tanta, afinal é um dia super importante para os noivos, e logo depois do casamento ficam as lembranças e é aí que entra o papel da fotografia, congelar momentos para serem lembrados para sempre. Por isso cada detalhe é importante: vestido da noiva, sapato da noiva, decoração, troca de alianças, enfim...
Confesso que quando vou fotografar casamentos me preparo alguns dias antes como citei, vejo referências, pesquiso, e tento me colocar no lugar da noiva e penso: quero que as fotos conte a história deste dia, e é a partir daí que eu carrego toda a responsabilidade de registrar cada momento e tento lembrar de que é um dia especial e que estou trabalhando com as emoções das pessoas por isso de forma alguma não posso deslizar.

Finalizando o papo de hoje, fotografia de casamento é lindo, é mágico, é emocionante, e cansativo, porém pra quem gosta dessa área na fotografia se torna um simples divertimento, é claro, não se esquecendo do profissionalismo, de como se comportar, de como tratar os convidados, os noivos principalmente, a responsabilidade, atenção e dedicação ao trabalho. 

E aqui deixo um pouquinho das fotos que já fiz:










Espero que tenham gostado, em breve virei com mais crônicas e dicas de fotografia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário