14 de jul de 2014

Papo Tenso: Eu me corto

Creio que muita gente se assustou com o título do post, mas no Papo Tenso de hoje quero expor minhas opiniões, dicas e conselhos para aquelas pessoas que na altura dos problemas a única solução é se auto machucar.
É um tema super polêmico, mas confesso que eu adoro discutir assuntos polêmicos por aqui haha. Já li na net muitos depoimentos de pessoas que prática esse "ato de se cortar", inclusive até um dia desses achei uma página que a maioria dos membros fazem isso, grande parte são adolescentes e a maioria meninas.

A fase da adolescência é aonde entramos em um mundo de descobertas, desejos, intrigas, amizades, ilusões, decepções, garotos, problemas familiares, enfim...Em algumas pessoas isso tudo pode se transformar em algo negativo, como por exemplo,se a pessoa tiver problemas de relacionamento, problemas com a família, grandes decepções, ou seja se ela definir a vida dela como uma droga e creio que isso tudo leva um jovem a se cortar, pois o sofrimento é tanto que esse é o único ponto de "afogar as mágoas" e se sentir aliviado pelo menos no estante do corte. Acho que é exatamente assim que quem faz isso se sente, triste e sempre calado, buscando sempre disfarçar e aliviar um sofrimento através de outra dor.
Particularmente até entendo alguns casos, mas pensando bem, isso não é uma maneira de enfrentar os problemas que a vida nos proporciona, pelo contrário acho que é um momento de fraqueza, o que se prosseguir com frequência o ato de se mutilar pode se levar a uma depressão , problemas psicológicos ou a um transtorno de personalidade.

Apesar de muitas pessoas que se cortam tenham dificuldade de parar, pois isso se torna um refúgio, sempre há uma solução, e se por um acaso você conhece uma pessoa ou até mesmo você já pensou em fazer isso ou faz, saiba que pode contar com pessoas que querem te ajudar, amigos, familiares e até outras pessoas que se cortavam e que hoje pararam e ajudam outras pessoas. A melhor forma de enfrentar isso é a compreensão, e pensar em planos para sua vida, porque isso ajuda na estimulação para querer viver mais feliz.
Todos nós temos problemas durante a vida, saber encarar e enfrentar os problemas já é um degrau que subimos na vida, o segredo da felicidade está no modo em que enxergamos as coisas, se você é triste por dentro procure algo que te faça feliz, se auto-mutilar pode ser uma coisa boa mas momentânea, mas que pode levar até a morte, sua vida vale mais que um corte, não deixe seus problemas te abalarem.


Um comentário:

  1. Ola Lari...Gostei muito desse papo *-* Sua vista realmente bate com alguns "suicidas" .... Lindo amei... *-----* Eu me cortava mais consegui parar...Mesmo co alguns probleas eu tento me destrair e isso me ajuda... '-'

    ResponderExcluir